Encaixe de marcação

         
           






           Tenho observado alguns jogos, neste Gauchão 2014, e encontrando algumas situações parecidas entre os técnicos, com algumas exceções. O encaixe de marcação é fator crucial entre eles, conhecimento do adversário, e leitura rápida do que a outra equipe poderá fazer durante a partida. Muitas vezes, a melhor alternativa tática para o jogo é não deixar o adversário jogar. Essa poderá ser uma solução inteligente, dependendo das circunstâncias, apesar de parecer ser uma atitude medrosa. O encaixe de jogo, ou encaixe tático das duas equipes em campo, é uma circunstância fundamental para a análise da partida.
             É comum no futebol que as pessoas vejam o jogo somente na perspectiva da sua equipe, já o técnico não pode cometer esse erro. Se ele conhece bem o adversário, poderá até antever situações táticas do próximo jogo para prevenir e posicionar corretamente seus atletas. O encaixe inteligente no adversário favorece a marcação e a fluência do jogo. O técnico pode alterar detalhes no desenho, momentos antes do jogo (ajuste final) sem interferir na ideia geral ou sistema tático, isso é muito utilizado atualmente. Mas durante a partida, que serão aplicadas as melhores soluções para a equipe. Principalmente para o segundo tempo, é muito importante dar uma atenção especial a reorganização tática da equipe.
         Nos últimos 45 minutos de jogo, muitos fatores contribuem para a desorganização do encaixe proposto inicialmente, as substituições, a força do resultado, o desgaste físico e a consequência queda da concentração, além das mudanças de estratégias do adversário, são as principais delas. A leitura de jogo correta é crucial na detecção dos pontos a serem alterados.
           Por fim, a comunicação dos atletas dentro de campo, se orientando e se cobrando, ajuda muito na hora do encaixe da marcação, isso o técnico deve cobrar de seus atletas e incentivá-los a falar cada vez mais.


Encaixe de marcação Encaixe de marcação Reviewed by Júlio César on 23.3.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.