Esportivo confirma inscrição na Copinha




Após dois anos de um calendário que se limitou à disputa do Gauchão, o Esportivo deve voltar a ter futebol o ano todo. A direção confirmou nesta semana inscrição na Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), com orçamento já definido e planejamento traçado para a montagem do plantel e comissão técnica. A oficialização da participação, no entanto, ainda depende de uma resposta do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
Um dos fatores que levaram o clube a decidir pela continuidade do futebol no segundo semestre foi a perda de seis mandos de campo imposta pelo Pleno do TJD em julgamento do caso Márcio Chagas. O clube confia que pode reverter a subtração de pontos no STJD, mas acredita que dificilmente escapará de uma punição, menor ou maior, sobre os mandos de campo. A participação na Copinha, dessa forma, serviria para pagar essa conta antes das disputas do Gauchão ou Segundona. Entretanto, ainda não há a certeza de que a sentença poderá ser cumprida no torneio. Um documento já foi emitido ao TJD para que especifique isso, e se a pena tiver que ser paga apenas no Gauchão ou Segundona, o planejamento para a Copinha será interrompido. “Confirmamos nossa inscrição, mas com essa ressalva”, conta o presidente do clube, Luis Oselame.
Alguns contatos informais, contudo, já sinalizaram que a pena poderá ser paga em qualquer jogo oficial, e a tendência é que essa informação seja ratificada pelo TJD.
Todo o planejamento para a competição já foi traçado. A ideia é montar uma base para a equipe Sub-19 que será formada no próximo ano, quando o Esportivo pretende dar continuidade à complementação das categorias de base. “Tem duas coisas que norteiam nossa participação na Copinha. Além de resolver o problema de mandos de campo, a outra é montar um grupo jovem que vai fazer parte, no ano que vem, do time Sub-19. Ou seja, estamos pensando no presente, com relação aos mandos de campo; e no futuro, com a montagem de uma equipe jovem que possa formar a base do nosso Sub-19”, ressalta Oselame
O orçamento seria de quatro a cinco vezes inferior ao do Gauchão, onde os custos beiraram os R$ 150 mil mensais. A ideia é firmar parceiras com clubes e empresários para que as despesas sejam as mínimas possíveis. Pelo menos cinco atletas da equipe Juvenil e os outros cinco que ainda têm vinculo com o clube (o goleiro Adilson, os volantes Gregory e Renan, o meia Patrick e o atacante Didi) complementariam o plantel. “O orçamento seria bastante restrito, não vamos ter hospedagem em hotéis, evitaremos despesas com passagens aéreas e transferência entre federações, também não teríamos custos com material esportivo, já que podemos aproveitar o que temos. O objetivo é reduzir ao máximo as despesas para focarmos apenas nos salários”, frisa o presidente.
O custo também seria bastante ínfimo com a comissão técnica. Oselame confirmou que Júlio César Nunes (foto) será o treinador caso a participação seja confirmada. Ele faz parte de uma comissão permanente do clube e trabalhou como auxiliar dos últimos três comandantes do alviazul: Luis Carlos Winck, Emerson Ávila e Flávio Campos. A ideia é contratar somente um preparador físico e aproveitar os profissionais da base para completar a equipe técnica.
Copinha 2014
O regulamento da Copinha do segundo semestre será definido em congresso técnico na próxima segunda-feira, dia 2, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). A tendência é que ela seja dividida em duas etapas, com disputas regionais, primeiro; e depois um torneio entre os melhores de casa região, assim como ocorreu na última temporada.
Os primeiros jogos estão previstos para ocorrer no dia 16 de julho. 

FONTE: http://www.serranossa.com.br/editorias/esporte/esportivo-confirma-inscricao-na-copinha/
Esportivo confirma inscrição na Copinha Esportivo confirma inscrição na Copinha Reviewed by Júlio César on 3.6.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.