Futebol brasileiro - Resultado ou performance






Há muito tempo se discute, o que é mais avaliado no futebol brasileiro, o resultado a qualquer custo ou a performance da equipe, a sua produtividade. Muitos podem se perguntar, sem performance a equipe não obterá resultados positivos, portanto, o resultado é sim importante em uma avaliação. Mas a questão é muito mais complexa, o que os nossos dirigentes avaliam na escolha do técnico, e como é avaliado seu trabalho durante as competições.
Temos muitos exemplos neste último Campeonato Brasileiro da série A. Equipes que mantiveram seus técnicos e conseguiram êxito na competição, como o título, ou uma vaga para à Libertadores 2017, e outras equipes que tiveram inúmeras trocas de comandantes, demonstrando a falta de convicção na hora de contratar. Claro, que muitas vezes, a escolha do técnico pode dar errado, mas o simples fato de trocar por trocar, é que faz muitas equipes se "atrapalharem" durante o seu ano. Em raríssimas vezes, se percebe, que a escolha foi através de um estudo, buscando um perfil de técnico, condizente para se trabalhar com o grupo existente, e com a identidade que o clube pede.
Muitas vezes se avalia o nome do técnico, mas muitos dirigentes, nem se quer sabem a sua metodologia de trabalho, não buscam informações, não se informam sobre o novo contratado. Trazendo um nome conhecido, se isentam de críticas e se protegem das cobranças, sendo muito mais fácil do que apostar em um técnico promissor, jovem que ainda está buscando o seu espaço.
O resultado é importante, mas é preciso se avaliar, de que forma ele está acontecendo. Ele pode vir, de uma forma mascarada, sem rendimento, sem produtividade, o que logo aparecerá, e num campeonato a médio, longo prazo, será determinante para a queda dessa equipe. Não se obtém resultados positivos, sem eficiência, sem uma construção da forma de jogar. Lembro de uma entrevista do Tite, quando foi desclassificado da Libertadores pelo Corinthians, dizendo que a equipe estava tendo boas atuações, com boa produtividade em campo, mas os resultados não vinham, ele sabia que logo os resultados apareceriam, se continuassem naquela linha de trabalho, acreditando e não perdendo o foco. Logo, isso aconteceu e todos sabem da sequência positiva que ele, Tite, obteve frente a equipe paulista.
A questão é, nossos dirigentes, sabem detectar isso? O momento certo de avaliar o resultado e a performance da equipe? Quando se tem um modelo de jogo, uma forma de jogar, ou se está vencendo simplesmente por acaso.
Já estamos vendo uma luz no fim do túnel, com a renovação de dirigentes no mercado, uma visão diferente. Técnicos jovens também estão buscando seu espaço e conseguindo se firmar no mercado. No entanto, temos muito ainda para evoluir, somos penta campeões mundiais sim, e conseguimos a maioria desses títulos, num momento, aonde o talento era o diferencial. Hoje, o futebol mudou, a compactação das equipes melhoraram, devido ao avanço da parte física, vimos uma Costa Rica mostrar organização em campo, e outras seleções mostrando ao mundo que o futebol evoluiu e se igualou muito.
Estudar é importante sim, acredito no aprendizado diário. A partir do momento que acharmos que não precisamos estudar mais, vamos estacionar, e ficar para trás, na vida é assim, e no futebol não é diferente.
Futebol brasileiro, resultado ou performance? Ainda fico com a performance, seguindo meus princípios e valores. Não acho correto se descaracterizar muitas vezes, só para atingir o resultado a qualquer custo, acredito no futebol bem jogado, na essência do futebol brasileiro, ser protagonista do jogo, ter o controle das ações. Sim, podemos voltar a ser os primeiros do mundo, mas antes precisamos saber o por que saímos de lá!

Júlio César Nunes
Técnico de futebol 
CREF: 017221-G/RS
Futebol brasileiro - Resultado ou performance Futebol brasileiro - Resultado ou performance Reviewed by Júlio César on 12.12.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.